Sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Ultimas Notícias

30/10/2013 - Ação Social

Pirapora é sede de encontro de Clínicas Terapêuticas

Autor(a): Rogério Carlos

Pirapora é sede de encontro de Clínicas Terapêuticas

A secretária municipal Carla Valéria Soares Vita (SEFAM) destacou a importância do encontro em Pirapora, reafirmando o compromisso da Prefeitura na recuperação daqueles que estão no mundo das drogas.

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM), promoveu na tarde de ontem (29-10), na sede da Associação dos Municípios da Bacia do São Francisco (AMMESF), o encontro com vários representantes de Clinicas Terapêuticas das cidades de Paracatu, Unaí, Felixlândia. O objetivo foi promover integração entre Pirapora e os municípios que recebem os dependentes químicos. O encontro serviu, também, para apresentação por parte da Gerência Regional da Saúde (GRS) do Cartão “Aliança pela Vida”. A apresentação do Cartão foi feita pela referência técnica da GRS, Eduarda Souza Lage. Na oportunidade, foi divulgado pela SEFAM, o curso para profissionais de comunidade terapêuticas e instituições afins, que acontecerá dos dias 04 a 06 de dezembro, no horário de 08 às 18hs, no Centro de Convenções piraporense.

Eduarda Lage informou como funciona a adesão dos municípios ao programa. “O Programa é relativamente novo, pois foi  lançado pelo Governo de Minas em 2011,  e tem como principal objetivo  desenvolver medidas de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e tráfico de drogas, sobretudo o Crack. As ações são desenvolvidas entre o Governo de Minas , municípios e entidades da sociedade civil. O Cartão funciona com uma bolsa, só que o recurso não passa na mão dos dependentes e nem de sua família, os valores são depositados diretamente na conta da Clínica de recuperação, porém só é depositado depois da comprovação da participação dos pacientes nos tratamentos implementados pelas comunidades terapêuticas em um sistema biométrico que é realizado diariamente, por meio da leitura de digitais e pelo pagamento de R$ 30,00 de diária via Cartão de débito. O cartão tem validade de 90 dias, prazo que poderá ser prorrogado em caso de necessidade da continuidade do tratamento. O cartão só tem validade para utilização nas comunidades terapêuticas”, explicou..

O coordenador Fábio Pinto Vasconcelos do Centro reabilitação Nova Vida de Felixlândia onde está instalada quatro Clinicas Terapêuticas, sendo Três Masculinas e uma Feminina parabenizou Pirapora pelo encontro. “Quero parabenizar a Prefeitura de Pirapora, pela iniciativa, pois é importante esse tipo de discussão que sem dúvida vai ser útil para que possamos evoluir o nosso trabalho, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais como funciona a adesão o cartão aliança pela vida e outros projetos do Governo de Minas.

A secretária municipal Carla Valéria Soares Vita (SEFAM) destacou a importância do encontro em Pirapora, reafirmando o compromisso da Prefeitura na recuperação daqueles que estão no mundo das drogas. “Essa é uma luta diária que não podemos desanimar, pois o ser humano, que está fragilizado está precisando de uma mão amiga. Por isso, o prefeito determinou que fizesse o possível e impossível para auxiliar não só os dependentes, como também suas famílias. O acolhimento é muito importante nessa fase. Já estamos em estado bem avançado para adesão ao Cartão Aliança pela Vida, toda a documentação que nos foi solicitada já foi enviada, sabemos que a ajuda do Governo de Minas será bem vinda para muitas famílias. Nesse Encontro, também divulgamos o curso para profissionais de comunidades terapêuticas e instituições afins, que acontecerá em nossa cidade dos dias 04 a 06 de dezembro”, conclui a secretária.

Fotos: Ivan Rodrigues

Galeria de Fotos

Mais Notícias